Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Old School

''Remember when nostalgia used to be great?''
- College humor -

Old school. It just rolls off your tongue. O que quer dizer? A tradução da melhor definição que encontrei foi:

''Uma referência positiva a um tempo quando as coisas não eram vistosas mas vazias de substância, eram feitas através de trabalho árduo, não procuravam nivelar-se pelo menor denominador comum, e obrigavam a que quem fazia tivesse talento genuíno.''


Antigamente. Antes. No tempo da outra senhora.

Há qualquer coisa nas narrativas nostálgicas sobre um passado glorioso que prende e motiva.

Não é por acaso que do que uma das histórias mais antigas que a humanidade escreveu foi sobre um Deus misericordioso que deixava os seus filhos no jardim a brincar todos nus, desde que prometessem não comer fruta, por um motivo qualquer. Os filhos comeram uma maça, enquanto o Deus Misericordioso foi às compras, e ele baniu-os para todo o sempre do jardim.


Imagino o que o Deus Misericordioso teria feito, se em vez de comer uma peça de fruta entre as refeições, a Eva tivesse encontrado a garrafeira.

A nossa própria memória colectiva enquanto Portugueses têm dois ou três momentos altos, que gostamos de exaltar. É o D Afonso Henriques a partir as costas aos mouros, e o espírito destemido e aventureiro que levou aos descobrimentos. E em nenhum lado está melhor exemplificada esta nostalgia, do que naqueles que se meteram nevoeiro adentro à procura do Rei morto.

Basicamente, as coisas eram espectaculares, alguém fez merda da grossa, e agora as coisas já não são espectaculares. Neste caso, acho que a treta que inventamos para nos fazer sentir mal enquanto povo, foi que esbanjamos o ouro do Brasil em bugigangas que os franceses nos venderam.

Isto leva a Saudosismo. E há um motivo porque isto funciona tão bem, e para quase toda a gente.

Eu lembro-me de quando era miúdo. A vida era fácil, não tinha que fazer nada, havia tempo para tudo... não tinha pressa para nada, tinha tudo pela frente, podia ser qualquer coisa...
Havia adultos misericordiosos que me aturavam com a paciência de santos.


A nossa infância foi o nosso tempo no jardim.

Hoje ouvi uma senhora dizer:
''Isto está uma miséria... No tempo do Salazar é que era! Este país precisava era de outro 25 de Abril!''

Esta senhora estava confusa, mas queria expressar saudades do jardim dela. Quando as coisas era melhores, e o mundo fazia sentido. Agora está tudo ao contrário. A música não presta, os miúdos não têm respeito nenhum, e a comida não sabe a nada, está cheia de químicos.

O jardim do Éden. O mundo antes da Pandora abrir a caixa.
Cada povo conta a história à sua maneira A revolução bolivariana na América do sul, e a Revolução Cultural na China, e a Revolução Americana contra os Ingleses nos EUA. Basta ouvir os Americanos a citar os seus ''founding fathers''. Respeitam-nos como escritura.

Pois. Isto não é por acaso:


O slogan que Donald Trump repete ad nauseum é literalmente: ''Vamos tornar a America grande outra vez!''. As palavras chave são ''outra vez''.

''Votem em mim, que eu levo-os para o vosso jardim.''

Aqui começa o perigo. Se alguém promete coisas vagas, e apela às nossas emoções de saudade de um passado idealizado, está a tratar-nos como crianças facilmente manipuláveis.

O facto é que fazer interpretações históricas para tirar conclusões sobre o que fazer no presente, é difícil o suficiente para ser uma profissão - historiador. E não há muitos empregos para historiadores. Há mais para populistas manipuladores, no sistema político.

Gosto mais da ideia de integrar essas emoções numa nostalgia que reconhece que as coisas antigamente eram diferentes, e que celebra o que era diferente e fixe no passado.

Há um sub reddit dedicado a isto. Old school cool. Assim de repente, encontrei algumas coisas engraçadas.

Uma foto no set dos ''pássaros'' de Alfred Hitchcock.


Uma foto de Pablo Escobar no Disneyworld com os filhos:


O Jimmy Hendrix em Woodstock 1969:


O David Bowie em 1976:


Um cão a fumar cachimbo, numa foto de 1875:


Uma abordagem mais tipo Caderneta de Cromos do Nuno Markl.

Lembro-me desse programa sobre nostalgia, com nostalgia. Estou com Metanostalgia.

É melhor ir ver videos no youtube.

2 comentários:

  1. Acho que o Pablo não gosta do Mickey... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ele está com cara de poucos amigos, de facto... Espero que os produtores do Narcos não se esqueçam deste episódio... Gostava de ver o Pablo no space mountain

      Eliminar