Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 17 de março de 2016

Introdução à desigualdade

Existe uma organização respeitada que monitoriza o estado da distribuição da riqueza no mundo chamada Oxfam (Oxford Committee for Famine Relief). Esta organização desenvolve esforços para estudar o progresso da distribuição da riqueza no mundo, assim como analisar métodos para mitigar algumas situações.


Esta organização divulgou um estudo em Janeiro de 2016, que chegou a algumas conclusões interessantes. (um resumo pode ser consultado aqui)

Sei que a maior parte das pessoas pára de ler notícias/blogs/qq coisa, ao fim de 3-4 parágrafos, por isso não vos vou aborrecer com análises nem política (isso fica para outro dia), hoje quero ser o mais objectivo possível. As causas e as soluções não interessam para já, nem a posição relativa do nosso país (não é boa), em relação a várias situações descritas.

Como devem saber, os ricos estão a ficar mais ricos, e os pobres estão a ficar mais pobres.
Mas talvez não tenham noção da magnitude actual da situação, que é o que vou tentar ilustrar.

Só quero mesmo que se lembrem de três coisas depois de lerem isto, três factos objectivos e indiscutíveis em relação à distribuição da riqueza mundial.


Facto nº 1 - Mundialmente, as 62 pessoas mais ricas, têm mais riqueza acumulada que a metade mais pobre da população. Que corresponde a cerca de 3.6 Biliões de pessoas.

Não me refiro a 62 mil ou milhões. São 62 seres humanos (!) que possuem mais riqueza que os 3.600.000.000 seres humanos mais pobres. Vou escrever outra vez, porque me custa a acreditar.
62 têm mais do que 3.6 biliões.

E essa é uma tendência que se tem vindo a agravar.



Mas talvez estejam a pensar que estes 62 são mesmo ricos, mas o resto até está bem distribuído.


Facto nº 2 - ''The 1%''. Em termos proporcionais, os cidadãos que constituem o 1% mais rico da população mundial, têm mais riqueza acumulada do que os outros 99%.

Um tendência que não parece que se vá inverter brevemente.



Facto nº 3 - Calcula-se que existam dispersos pelo mundo, cerca de 7,6 triliões de dólares escondidos em paraísos fiscais.

7.6 triliões de dólares é isto:

7.600.000.000.000 $

Corresponde a mais do que o produto interno bruto da Alemanha e Inglaterra. Combinados.
Todos os Ingleses e Alemães a trabalhar durante um ano teriam dificuldade em produzir essa riqueza.

----------------------------------------------

Para ser justo, a pobreza extrema tem vindo a diminuir. Não é isso que está em causa.

O que está em causa é que 62 pessoas não são mais produtivas que 3.600.000.000.

O que está em causa é que o mundo nunca esteve tão desigual desde o tempo dos faraós no Antigo Egipto. Os faraós diziam aos súbditos que mereciam os níveis obscenos de riqueza que tinham, porque conseguiam falar com o Sol.

Qual é a nossa desculpa?

O que está em causa, é que esta é uma tendência que tem vindo e vai continuar a agravar-se.

Até quando?

Dog tax.

3 comentários:

  1. Isto vai sempre dar a ter muitos macacos a empilhar mmuita pedra para um macaco filho da puta se sentar em cima delas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acertamos em alguma voisa fundamental ai... a tecnologia tem ajudado a empilhar mais calhaus mais depressa, o q é bom. O problema é q continua a ser contruida uma piramide, com cada vez menos macacos no topo, a mandar nos outros...

      Eliminar
    2. Acho que é essa a premissa para os nosso artigo sobre a automação dos empregos.

      "Robots empilhadores de pedras para você se poder sentar numa pirâmide ainda mais alta e ter ainda menos motivos para dar recursos às pessoas que ficam lá em baixo!"

      Eliminar