Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Hedy Lamarr, a cientista esquecida

Uma das actrizes mais famosas dos anos 40 é a razão pela qual podemos ver fotos de gatos no telemóvel? O papel das mulheres no cinema e na ciência? Estou a meter o pé numa discussão para a qual não estou equipado?

Vamos falar sobre isso!


Ok, ponham a mão no ar quem souber quem é a Hedy Lamarr!

Não estou à espera que sejam muitos.


Hedwig Eva Maria Kiesler nasceu em 1914 em Viena, e a sua beleza rapidamente fez com que fosse notada pelo produtor de cinema Max Reinhardt, que a levou para Berlim para onde iniciou a sua carreira como actriz.

Em 1933 entra no filme Ecstasy, que inclui uma controversa cena de sexo onde Hedwig Kiesler tem um orgasmo, e várias cenas de nudez.



O seu primeiro marido Fried Mandl era um homem ciumento e controlador, que era fortemente contra o facto de ela ter simulado uma cena de sexo em Ecstasy, e que mantinha Hedwig confinada à sua casa como uma prisioneira.

Hedwig foge para Paris em 1937 onde conhece Louis B. Mayer, da Metro-Goldwyn-Mayer.
Mayer sugere que Hedwig Kiesler mude o seu nome para Hedy Lamarr, e a sua carreira de actriz em Hollywood dispara.


Hedy Lamarr estreia-se em Hollywood com Algiers (1938), que foi um sucesso nacional. Hedy Lamarr viria a participar em mais 18 filmes entre 1940 e 1949, sendo invariavelmente escolhida para representar mulheres sedutoras de origens exóticas. Lamarr contracenou com os mais populares actores principais da época, tais como Clark Gable, Spencer Tracy, John Garfield e Robert Young.



Hedy Lamarr foi tão popular nesta altura, que os criadores de Batman, Bill Finger e Bob Kane, inspiraram-se na sua figura para criarem a personagem da Catwoman.


O seu maior sucesso terá sido em Samson and Delilah, uma mega produção de Cecil B. Demille, onde contracenou com Victor Mature, e que viria a ser o filme mais rentável de 1949.


E pronto, agora já sabem quem foi a Hedy Lamarr.


Ou sabem?

E se eu vos disser que durante a Segunda Guerra Mundial um dos principais problemas para os Aliados era a capacidade que os Alemães tinham de bloquear os sinais de rádio, disrompendo assim as comunicações dos Aliados.

E e eu vos disser que em 1942, Hedy Lamarr juntamente com George Antheil, um compositor avant-garde, patenteiam tecnologia de Espectro de Difusão em Frequência Variável, que permitia aos sinais de rádio dos Aliados resistirem às tentativas alemãs de disrupção.


A tecnologia de telecomunicações desenvolvida por Hedy Lamarr permitiria ainda que os torpedos rádio-guiados dos Aliados não sofressem interferências, e assim fossem capazes de acertar mais vezes nos seus alvos.

Apesar de a Marinha Americana não ter chegado a aplicar esta tecnologia aos seus torpedos, a tecnologia de Espectro de Difusão em Frequência Variável viria a ser a base para o Espalhamento Espectral, que hoje tem aplicações técnicas em GPS, Bluetooth, telemóveis, e redes de WiFi.





Portanto, se estão neste momento a ler isto num smartphone ou tablet (e as nossas estatísticas dizem-nos que cerca de 27% de vocês o fazem) o facto de poderem fazer isso deve-se a tecnologia desenhada e desenvolvida por Hedy Lamarr.


Hedy Lamarr foi uma mulher extremamente inteligente, cujas contribuições para a ciência foram quase inteiramente esquecidas e eclipsadas pela sua carreira de actriz.

É uma pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário