Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Eleições nos EUA2106 - Donald Trump, o Vilão mal escrito

As parvoíces do Donald Trump? Que hipóteses têm o Trump de Vencer? Porque é que sequer isto está a acontecer?

Vamos falar sobre isso!


Há vários tipos de vilões, e várias maneiras de escrever um vilão.

Há muitos truques para o tornar interessante, como por exemplo torná-lo um reflexo do herói ou dar-lhe características com as quais nos possamos identificar.

No geral, é mais fácil estragar um vilão do que um herói.

Na maior parte das vezes a motivação "fazer o bem" é razoavelmente aceite como suficiente para levar o Herói a levantar-se da cama de manhã.

Por outro lado um vilão cuja única motivação é "fazer o mal" parece-nos aborrecido e uni-dimensional.

É o típico vilão de capa preta e chapéu preto que ata a donzela aos carris do comboio só porque isso é mau. Há motivos pelos quais este tipo de vilão é considerado antiquado e ultrapassado.


Portanto um vilão que seja exageradamente mau e pérfido, sem aparente motivo, e cujos exageros de maldade nos pareçam irrealistas, é um vilão pouco credível e por conseguinte pouco interessante.

O Donald Trump é um péssimo vilão.

Começa logo por se gabar de que é rico.

"I don’t need anybody’s money. I’m using my own money. I’m not using the lobbyists. I’m not using donors. I don’t care. I’m really rich." - Donald Trump


É misógino:

"All of the women on the apprentice flirted with me – consciously or unconsciously. That’s to be expected." - Donald Trump



É racista:

"Laziness is a trait in blacks" - Donald Trump

"Black guys counting my money! i hate it. The only kind of people i want counting my money are little short guys that wear yarmulkes every day." - Donald Trump

...anti-semitismo? A sério?

"According to bill o’reilly, 80% of all the shootings in new york city are blacks — if you add hispanics, that figure goes to 98%, 1% white." - Donald Trump

"When mexico sends its people, they’re not sending their best. They’re sending people that have lots of problems. they’re bringing drugs. they’re bringing crime. They’re rapists." - Donald Trump

"I will build a great wall — and nobody builds walls better than me, believe me —and i’ll build them very inexpensively. I will build a great, great wall on our southern border, and i will make mexico pay for that wall. mark my words." - Donald Trump


É contra a vacinação..


E aparentemente não percebe bem como funciona o aquecimento global

"It's freezing and snowing in New York - we need global warming" - Donald Trump


Ah, e também não gosta de muçulmanos, e quer um "total and complete shutdown of Muslims entering the United States”, sugerindo até que deviam ter “a special form of identification that noted their religion.


O homem chega ao ponto de gozar com os deficientes!


Não... definitivamente não. O Donald Trump não funciona como vilão.

É demasiado exagerado, é demasiado estúpido, as coisas que diz são demasiado maléficas para serem credíveis, e a maneira como as diz é ridícula e risível.

Simplesmente não convence como vilão.

Infelizmente, como candidato à presidência dos Estados Unidos da América é aparentemente muito convincente.


A popularidade de Donald Trump como candidato aumentou consistentemente durante toda a sua campanha, como agora está não só à frente da corrida, como leva um avanço de mais de 15 pontos percentuais à frente do segundo candidato mais popular!

Como eu costumo dizer, a realidade é só má escrita.



Uma teoria possível para explicar este fenómeno de popularidade é o facto de que Trump reúne em si mesmo vários dos aspectos que os actuais e anteriores candidatos têm usado para apelar à sua base eleitoral, mas sempre em separado.

A demonização dos imigrantes e das minorias religiosas, o ataque aos direitos das mulheres, e a negação da ciência foram sempre pontos de venda dos Republicanos a uma população razoavelmente inculta, mas nunca um candidato tinha tido a coragem de apelar a todos esses ao mesmo tempo por medo de ser demasiado politicamente incorrecto.

Donald Trump simplesmente não tem esse medo, e contra todas as expectativas isso parece estar a funcionar bem para ele.


A base eleitoral do partido republicano é composta maioritariamente por uma população branca, de classe média-baixa, colarinho azul, que olha com desconfiança para os políticos engravatados nas suas torres de marfim.

Trump, apesar de ser bilionário, apresenta-se claramente contra-estabelecimento, quase como um independente, algo que lhe vale várias críticas por parte dos outros candidatos republicanos.

Isto, por sua vez, só torna Trump ainda mais popular entre os eleitores.


Portanto, aquele que ao início parecia ser o candidato mais ridículo e com menos hipóteses de ganhar, transformou-se no candidato ainda mais ridículo e com mais hipóteses de ganhar.

Naturalmente que ainda muito pode mudar, mas só a possibilidade de termos o Donald Trump como candidato republicano é assustadora.

Não nos esqueçamos do que aconteceu da última vez que um idiota lá chegou.

Não percam os nossos próximos artigos sobre as presidenciais americanas!

3 comentários:

  1. o trump perdeu no Iowa, mas estamos a falar de um estado liberal. e quando digo perdeu, quero dizer que ficou em segundo com 24%! talvez porque dizer nas sondagens que se apoia o maluco, é diferente de sair de casa durante uma tempestade de neve para votar no maluco.

    Mas... Maluco? não acho... Trump tinha um programa na tv chamado the apprentice, em que uns otários se degradavem uns aos outros para gáudio da populaça que assistia em casa.

    A minha teoria é que ele está a concorrer às eleições como se a vida política fosse um reality show (que é um bocado...) de muito baixa qualidade.

    Acho que a falha no raciocínio é que as pessoas que vêem reality shows de baixa qualidade não devem coincidir muito com as que votam.


    O que me irrita especialmente, é que o ted cruz que ganhou, é um idiota, quase pior que o donald trump. menos flamboyant, certo, mas um alvo mais difícil para os democratas.

    Ganhou um palhaço tão mau como Trump, mas com potencial para gerar muito menos entretenimento... pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das teorias mais prováveis para a popularidade do Trump, e que eu não incluí no artigo porque não é tão engraçada, é de que o Trump é popular simplesmente porque os media lhe dão muita atenção exactamente porque ele é espalhafatoso.
      Um fenómeno de Reality TV como tu dizes.

      E sim, o Ted Cruz não é melhor e definitivamente tem um penteado muito menos hilariante.

      Eliminar
  2. also, o gif dele a gozar com os deficientes é uma pérola...

    ResponderEliminar