Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Eleições nos EUA2016 - Bush, Austeridade e Crise Migratória

Quero escrever sobre um tema que me tem interessado nas últimas semanas, e que tem tido desenvolvimentos recentes interessantes.

Começou como curiosidade mórbida sobre a personalidade pomposa e estravagante de Donald Trump, misturada com um receio de recrudescimento da xenofobia, do militarismo e da desregulação do sistema financeiro Americano.

Who is Donald Trump?

E confesso que me diverti no youtube, com as palhaçadas do homem. Faço o resumo deste meu prazer culpado, comparável a ver a ''Quinta'' na TVI:

- Ele insulta toda a gente: Bush é mole, Rubio transpira muito, Carson mente sobre a sua infância, Clinton usa peruca, Obama é estúpido, Sanders é maluco, Kerry é fraco e negligente, McCain é um falhado, Rand Paul é feio, Rosie O'Donnell é uma porca desleixada (!).

- Ele acusa toda a imprensa de mentir, e quando uma entrevistadora lhe fez uma pergunta que ele não gostou, ele acusou-a de estar menstruada.  :O

Vejam, se tiverem paciência para tanta parvoíce:


- Ele disse que ia construir um muro entre os EUA e o México. Na Fronteira. Para parar os migrantes hispânicos que tentam entrar nos EUA. Porque os hispânicos andavam a trazer droga e eram violadores. Whaaat...?



- Ele acha que um livro ('Art of the deal') que ele próprio escreveu é: ''o melhor livro do mundo, depois da Bíblia''.

A sério. O homem é espectacular como entertainer.

Fiquei um pouco... viciado. E agora tenho acompanhado a corrida às presidenciais Americanas de 2016, que vão decidir quem vai substituir Barack Obama.

E vocês perguntam:

''Mas porque é que o próximo presidente Americano nos interessa???''

Bem... é complicado. Mas a resposta curta é: por causa da Globalização.

A comprida?

Provavelmente não repararam mas durante o seu mandato, que começou em 2001, George W Bush foi o impulsionador de legislação para desregular os mercados financeiros. Também baixou impostos sobre lucros e dividendos e cortou o orçamento aos supervisores dos bancos.


Sem supervisão nem regulação, os bancos começaram a conceder empréstimos cada vez mais arriscados, o que contribuiu na medida grande para o crash de Wall Street em 2008.


Do qual resultou a crise do Euro.
Da qual resultou a austeridade que vivemos hoje.

Simplificando de maneira um pouco abusiva: Nós hoje temos menos dinheiro no bolso porque na década passada, o presidente Americano foi o George W. Bush.

O mesmo George W. Bush resolveu que era uma ideia espectacular invadir o Iraque, remover do poder Saddam Hussein, e criar uma democracia na região.


Esta ideia genial criou um vazio de poder no médio oriente, que foi preenchido pelos amigos do Estado Islâmico.


Agora, os militantes do Estado Islâmico têm um hobby, que é cortar a cabeça às pessoas quando não está a dar nada de jeito na televisão.


E esse hobby tende a deixar a população das regiões circundantes... um pouco ansiosa.

A guerra na Síria foi o fósforo, mas a presença do Estado Islâmico mesmo ao lado fez com que só um destino fosse possível para os migrantes: a Turquia ou o Mediterrâneo, e depois a Europa. Os migrantes estão um bocado entre a 'espada e a parede'...


O ano passado vimos notícias nos jornais em Abril, a dar conta da intenção do Estado Islâmico usar a crise dos refugiados para infiltrar a Europa com terroristas. 

Em Novembro, bombistas suicidas e tiroteios em massa vitimaram 130 pessoas em Paris

(Neste cartoon o Jeb! é o irmão mais novo do outro Bush, e candidato presidencial este ano)

Sem a Guerra do Iraque, não havia estado Islâmico, acha o ex-primeiro ministro inglês, Tony Blair

Simplificando de maneira um pouco abusiva: Nós hoje temos uma crise migratória da dimensão que temos, e o terrorismo a entrar Europa dentro, porque na década passada, o presidente Americano foi o George Bush.

Na altura chamaram-lhe estúpido muitas vezes.

No longo prazo, mostrou-se estúpido e perigoso.

Para nós, George Bush Junior contribuiu de maneira indirecta mas significativa (se bem que não intencional), para a austeridade e a crise migratória que vivemos hoje na Europa. Piorou a nossa vida. É o que dá ter uma pessoa estúpida num dos cargos mais importantes do mundo.



São coisas da Globalização.
Portanto, suspeito que para vislumbrar um pouco da década de 2020-2030, vamos ter que saber quem é que os Americanos vão eleger este ano.

Acabaram de ler um post sobre política internacional. Parabéns! Vocês merecem um rebuçado de internet.

Escolha a sua recompensa!

Um site para curar a má disposição.

Um gorducho sapudo que deita raios dos olhos e dos ouvidos.

Um gato a lamber um cão.

Uma jovem a mostrar os seios à internet através do Imgur (NSFW).

Uma jovem e um gato... se se sentirem indulgentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário