Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pensamentos sobre o Pensamento Positivo - "Quantum Physics explores visible happiness"

O Pensamento Positivo é uma idiotice pegada? O Pensamento Positivo como indicador de idiotice? Maneiras de insultar pessoas que acreditam no Pensamento Positivo?

Vamos falar sobre isso.






Detesto toda a treta do "Pensamento Positivo".

Há várias coisas de que não gosto, ou que acho que são prejudiciais, mas poucas me induzem uma irritação tão intensa e irracional quanto o "Pensamento Positivo". Mais ainda do que cabides!

Sobretudo porque houve uma altura da minha vida em que eu estava muito deprimido, e chegaram a dizer-me para "pensar positivo". Tentavam convencer-me que se eu pensasse positivamente, as coisas iam ficar melhores.


O que é chato, e perverso, é que isto não é falso.

Naturalmente que quando os meus dias eram inundados de ideias auto-recriminatórias, antecipação de catástrofe, um monólogo interno que reduzia imenso a minha auto-estima, e a minha percepção da realidade estava distorcida por esta lente auto-destrutiva, era muito difícil tomar boas decisões que levassem a uma melhoria do meu estado.

E naturalmente que o processo de substituir essas ideias prejudiciais e esse monólogo interno extremamente destrutivo por outro que não fosse tão destrutivo (ou até protector) contribuiu muito para que eu não me sentisse tão mal o tempo todo.

Naturalmente que se eu não me sentia mal o tempo todo já tinha uma visão da realidade menos enviesada e podia tomar decisões que contribuissem mais para o meu bem estar.



Mas há pessoas, e eu já falei com várias, que acreditam genuinamente que se pensarem em coisas positivas, vão atrair coisas positivas para a sua vida.

E acreditam nisto de uma forma literal.

Ou seja, que ao mandarem pensamentos positivos para o Universo, o Universo vai devolver-lhes coisas boas na vida delas.

É a treta da Lei da Atracção popularizada pelo livro da treta dO Segredo, de que, aliás, já falámos antes, e que vendeu 19 milhões de cópias no mundo todo.

O que é uma pena, porque não só a crença neste tipo de Pensamento Positivo pode manter a pessoa afastada de outras estratégias que pudessem ter maior probabilidade de sucesso, como o próprio Pensamento Positivo pode ser prejudicial para a pessoa que o pratica.


Portanto estas pessoas acreditam que se desejarem muito uma coisa, o Universo vai ouvi-las e recompensá-las com aquilo por que desejaram.

Permitam-me desiludir-vos, mas o Universo é só um aglomerado heterogéneo de poeira, radiação e espaço vazio.

O Universo não se importa com vocês da mesma maneira que as roldanas de um relógio não se importam que horas são.
As roldanas podem ser muito, muito impressionantes, mas as horas são um valor humano que nós lhes atribuímos.


Agora, eu não tenho dúvida que se uma pessoa mudar o conteúdo das suas ideias, isso induza uma melhoria da sua saúde mental que lhe permite ter mais capacidade para tomar melhores decisões na sua vida e isso as faça sentirem-se melhor.

Mas o que estas pessoas pensam (imagino eu) é alguma coisa parecida a isto:

"Eu costumava sentir-me mal porque passava o tempo todo a pensar em coisas horríveis. Mas desde que comecei a pensar em coisas menos horríveis o tempo todo comecei a sentir-me menos mal! Isto só pode ser o Universo a fazer-me sentir menos mal, porque eu manipulei o universo ao pensar em coisas menos horríveis"


São pessoas que começam a pensar de maneira mais positiva, não compreendem os processos pelos quais isso lhes melhora a vida, e quando subitamente se sentem melhor, pensam que foi magia.

A compreensão que estas pessoas têm de si mesmas é fraquíssima. Então atribuem qualidades mágicas ao acto de pensar.
Talvez porque o façam tão pouco. 

Acreditarem neste tipo de Pensamento Positivo é so uma medida de quão ignorantes são de si mesmas e de como funciona a sua cabeça.


Vocês vêem este tipo de pessoas por aí... sobretudo no Facebook, a partilharem imagens bonitas com frases muito profundas e cheias de significado, frequentemente do Paulo Coelho, ou do Augusto Cury, ou do Deepak Chopra, ou de qualquer outro vendedor de banha-da-cobra pseudo-espiritual.




Este tipo de frases inanes são directamente inspiradas das Afirmações do Pensamento Positivo, ou seja, frases que as pessoas devem repetir todas as manhãs para atraírem coisas boas para a sua vida




Houve um estudo recente que demonstrou que as pessoas que atribuem significados profundos a este tipo de frases, tendencialmente atribuem o mesmo significado profundo a frases geradas aleatoriamente por programas de computador.

Por exemplo:

"Spirituality is meant to take us beyond our tribal identity into a domain of awareness that is more universal."

Que é uma citação real do Deepak Chopra, por oposição a:

"The cosmos comprehends subjective positivity" ou "Hidden meaning undertakes total acceptance of sensations"



O estudo demonstrou também que as pessoas que acreditam neste tipo de tretas:

- têm menos capacidade de reflexão
- menos capacidades cognitivas
- têm mais tendência a ideias conspiratórias
- têm maior probabilidade de ter crenças religiosas ou paranormais
- têm maior probabilidade de aderir a medicinas complementares ou alternativas

E... pronto...

Era isto... era aqui que eu queria chegar.

Ou então podem continuar a acreditar no Pensamento Positivo...

"Scientists once believed the Universe was a chaotic collection of matter. We now know the Universe is essentially a force sending cosmic guidance to white women in their twenties"


5 comentários:

  1. "The future requires your own bliss".
    o gerador de fases aleatórias inspirado no chopra, mudou a minha vida. Agora já me consigo levantar de manhã!

    Acho que dizer ''pensa positivo'' é uma maneira excelente de reduzir a lágrimas de raiva qualquer pessoa deprimida ou que simplesmente se estivesse a queixar.
    Quando me diziam isso, eu pensava com força:''Espero que caia um piano de cauda positivo em cima desta pessoa.''
    E não é que me começava logo a sentir melhor?!

    Também, o artigo que citas tem como título: ''On the reception and detection of pseudo-profound bullshit'', que quanto a mim, é o melhor título de um artigo científico durante o ano de 2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor do que "pensa positivo" é o perenialmente popular "Estás triste? Vai ver um filme para rir!".

      E também concordo que se mais artigos científicos usassem calão nos títulos, a ciência era bem mais popular.

      Por exemplo:

      Em vez de
      "Anastrozole versus tamoxifen for the prevention of locoregional and contralateral breast cancer in postmenopausal women with locally excised ductal carcinoma in situ (IBIS-II DCIS): a double-blind, randomised controlled trial"
      (The Lancet, Published online: December 11, 2015)

      Poderíamos ter
      "Um medicamento novo muito bem comparado com um medicamento velho para prevenir que volte a aparecer o Destruidor de Mamas em mulheres que já foram exorcisadas do Destruidor de Mamas"

      Se bem que o "Destruidor de Mamas" soa demasiado a um actor porno.

      Eliminar
    2. o exorcismo acontece no destruidor de mamas 2 ou 3? Se há um filme onde se fazem exorcismos de destruidores de mamas, não pode deixar de haver uma trilogia.
      Let's make a thing out of this!
      ''Comparative evaluation of quetiapine plus lamotrigine combination versus quetiapine monotherapy (and folic acid versus placebo) in bipolar depression (CEQUEL): a 2 × 2 factorial randomised trial''
      ou
      ''Estudo factorial ao calhas sobre pessoas que não jogam com o baralho todo: Será melhor chumbar com uma ou com duas drogas pesadas?''

      Eliminar
    3. Um piano de cauda positiva em cima do trombil sempre é melhor que tomar tamoxifeno por neo da mama, ou quetiapina por parkinson ou BDepression!

      Eliminar
    4. Há poucos problemas que um piano de cauda em cima do trombil não resolva!

      Eliminar