Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Padrinho do Harry Potter mora com a irmã no nosso bairro

Nós não fomos feitos para avaliar distâncias até à lua. 384 mil km é de difícil de conceber. Lidamos melhor com distância que de facto percorremos. 'Até Lisboa', 'até ao Algarve', 'até aos EUA'.

Da terra à lua, são 30 diâmetros terrestres. Conseguimos entendê-los abstractamente, da mesma maneira que tentamos imaginar outros números muito mais substanciais...

A distância da terra ao sol, 11.000 diâmetros terrestres, é um número muito maior. Mas qual é a diferença entre eles? Incluem-se os dois numa categoria que vamos chamar ''mesmo muito longe''.

A distância do sol à próxima estrela, Proxima Centauri, é de 4,22 anos luz. Por esta altura, as distâncias são tamanhas, que temos que começar a usar como unidade de medida, a distância que a luz percorre num ano. Que são 9.460.528.400.000 km...

As estrelas estão todas mesmo muito longe. A distância a Proxima Centauri e a distância à galáxia de Andrómeda, são ambas ''mesmo muito longe''. Mas são diferentes por muitas ordens de grandeza. Talvez por isso, a grande maioria de nós não tem ideia da localização geográfica relativa de um punhado de estrelas no nosso ''bairro''.


Este mapa tem grandes expectativas em relação à minha capacidade de imaginar coisas no espaço... e de decorar símbolos que não me dizem nada...

Vamos tentar mudar isso...? Como? Tentando ligar uma reacção emocional a duas ou três estrelas. Que era o método dos antigos. Nós não esquecemos algo a que associamos uma história.

No topo esquerdo da imagem acima, temos Procyon, ou Alpha Canis Minoris. Fica ''apenas'' a 12 anos luz, é uma estrela branca e fácil de encontrar, no triângulo de inverno:


O Triângulo de Inverno fica por cima de Orion, o quadrado com 3 estrelas no meio e Canis Major.
Procyon é a estrela alpha da constelação Canis Minor.


É uma cadela branca, pequena, que faz parte do triângulo de inverno, como o irmão mais velho, Canis Major, da qual faz parte Sirius, ou Alpha Canis Majoris, a estrela mais brilhante do céu nocturno. Sirius também mora no nosso bairro, a ''apenas'' 8,6 anos-luz.


Nesta imagem de Canis Major, tentem imaginar que Sirius é o olho do cão, a estrela à sua direita o focinho, e o triângulo abaixo, as patas. Sirus... onde é que eu já ouvi isto?...
Nesta imagem podemos ver o triângulo de inverno, com os dois cães do céu, Canis Major e Canis Minor:


No meio dos cães e de Orion, temos a constelação Monoceros - O unicórnio. Sim, há um unicórnio no céu, por baixo de Canis Minor. Terei que falar disso noutra altura... porque há uma cadela branca pequena, nossa vizinha, a andar de unicórnio no céu...

.
Se observamos Canis Minor do telescópio, percebemos que Procyon tem um cãozinho pequeno com ela, Procyon B, uma anã branca. Juntas, formam um sistema binário.


Procyon - 12 anos-luz do Sol



Se sabiam que Sirius Black era padrinho do Harry Potter, agora ficam a saber que antes disso, já era irmão de Procyon, uma estrela nossa vizinha, que gosta de andar de unicórnio. Também é por isso que o Animagus dele no livro é um cão preto.

Sirius A - 85 anos luz da terra, 2,5 vezes a massa do sol



Sirius Black

Sem comentários:

Enviar um comentário