Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Grécia, não sou eu, és tu...

A Grécia, com os bancos fechados, a liquidez a diminuir, acabou por aceitar a maior parte das medidas propostas pelos credores (leia-se Alemanha), sem qualquer hipótese de reestruturação da dívida.

O FMI já veio dizer que estas medidas não levam a nenhum lado, a longo prazo. Mas o que é que eles sabem....

A solução começa com Schauble, Ministro das Finanças Alemão. Um senhor divertido, que apesar de reconhecer que a dívida grega tem que ser aliviada, para se tornar pagável, diz que tal não é possível, por causa das regras.... ah, azar....

Numa jogada política inteligente, o ministro das finanças alemão, explicou à Grécia, que ou aceita as condições, ou é expulsa do euro. Expulsa não, o euro iria ''dar um tempo à grécia''. Um período de 'breakup', onde suponho, ambas as partes podiam: 'conhecer pessoas novas'.

O tempo jogava contra a Grécia. Porque claramente, a Grécia é uma mandriona, que nunca quis trabalhar na vida. Há uns anos, começou a usar o cartão de crédito da marido às escondidas, e o marido agora descobriu e ficou lixado.

O marido, que é um bávaro gordo, quer que a Grécia comece a vender os vestidos, e a almoçar sempre em casa, e só dia-sim dia-não. O objectivo não é muito claro... A Grécia achou injusto, e foi perguntar aos filhos a opinião deles. 61% dos filhos disseram que o que o pai exigia já tinha sido tentado com resultados de merda, sendo que tentar novamente não fazia muito sentido prático (nalgumas versões, noutras os filhos são orgulhosos, preguiçosos, e gostam é de mama).


À medida que o tempo passa, os problemas não se resolvem, as pessoas começam a cegar e isto torna-se cada vez mais actual e importante:


Vale a pena perguntar: Será que o sacrifício da Grécia ajuda em alguma coisa?

O problema é a dívida. A dívida grega não é sustentável. Mas o que é que isto quer dizer?
Apesar do governo grego estar a gastar menos do que recolhe em impostos, o peso do serviço da dívida (o dinheiro que é pago por ano em juros + amortizações) obriga a um défice muito significativo (1.3 biliões janeiro-maio).  A única maneira de resolver este problema sem alívio da dívida/haircut, é aumentado o endividamento (que não resolve nada, só adia e atola), ou fazendo mais cortes em despesas públicas. Que é o que tem sido feito até agora, com resultados que estão à vista.

Outra maneira, seria com crescimento económico, aumento do PIB. O que infelizmente não pode ser decretado, e não depende tanto quanto pensamos do governo. O governo pode apenas dificultar ou facilitar o crescimento. Como é que as medidas postas em prática até agora têm funcionado?

Bem, o PIB diminuiu mais de 25% desde 2008. Porque os gregos ''não querem trabalhar, são preguiçosos, e fogem aos impostos''... claro.
Isto adicionado a uma dívida de mais de 200 biliões, e a crescer, dá um valor de dívida para PIB nestas linhas:


 180% do pib em dívida! E a solução agora está à vista!


Mais 86 biliões de euros em dívida! Peço desculpa, 86 biliões em ''ajuda''. Um terceiro resgate. Porque à terceira é de vez, toda a gente sabe.

Isso e aumento do IVA, aumento de outros impostos, cortes nas pensões, facilitação de despedimentos colectivos (chama-se ''modernizar'' os contratos laborais), assim como começar a vender propriedade do estado, com o objectivo de gerar 50 biliões de euros (25 biliões serão para recapitalizar os bancos).


Tudo para ajudar ao crescimento económico, e para reduzir o desemprego. Gente santa no Eurogrupo. Às vezes um pouco incompreendidos, mas é gente que sabe mesmo pensar fora da caixa, quando os seus interesses estão em jogo...



Ainda assim, está muita gente triste com o facto do Primeiro Ministro Grego andar a lamuriar-se que este não era o acordo que queria.

Acho que foi um problema de comunicação.

4 comentários:

  1. Ainda hoje no trabalho ouvi alguém a dizer que a culpa era dos gregos porque não queriam trabalhar, e que os alemães tinham muito dinheiro porque trabalham muito mais do que nós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é verdade! e os judeus desonestos é que levaram a Alemanha para a guerra há 70 anos...

      Eliminar
  2. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4681908

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e também: http://www.theguardian.com/commentisfree/2015/jul/14/left-reject-eu-greece-eurosceptic?CMP=share_btn_fb

      os ingleses parecem não estar muito satisfeitos...

      Eliminar