Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Avengers: Age of Ultron - A Crítica

Acabei de ver o Avengers: Age of Ultron, e ainda não me recompus.
Para todos os que estavam com medo, podem estar descansados, o filme é espectacular!!!

O Avengers: Age of Ultron é o culminar da Phase II da Marvel e o segundo filme realizado e escrito pelo Joss Whedon (que, nunca se esqueçam, começou a sua carreira a escrever a Buffy: Caçadora de Vampiros).

Este é provavelmente o maior filme Marvel até agora. O mais ambicioso, com maior dimensão, e isso sente-se.
O filme começa em grande, e depois só se vai tornando maior e maior e maior. O filme cresce continuamente, e só não se desmorona sob o seu próprio peso devido à escrita extremamente inteligente do Joss Whedon.

Vou agora tentar escrever uma crítica sem dar demasiados spoilers. Perdoem-me as pessoas que viveram debaixo de uma pedra durante o último ano (!!!) se eu deixar escapar alguma coisa.



Em primeiro lugar, as sequências de acção são fantásticas. A sério são mesmo boas.
Têm imensa energia, estão bem coreografadas e são genuinamente interessantes. Sem contar com a sequência final, a luta entre o Iron Man e o Hulk (vá não se queixem de spoilers, se viram o trailer sabiam que ia acontecer) é particularmente divertida e entusiasmante.

Talvez uma das poucas críticas que se possam fazer ao filme resida exactamente nas suas sequências de acção. São demasiado intensas. A maneira como estão filmadas por vezes torna-as difíceis de seguir, tornando-se confusas.
Nesse aspecto acho que o primeiro Avengers estava mais bem feito, no sentido em que as cenas de acção tinham mais espaço, tinham mais ar para respirar e por isso tornavam-se mais fáceis de admirar e apreciar.



A história é clássica mas boa. Não há aqui reviravoltas surpreendentes e a narrativa segue carris e preceitos que estamos fartos de conhecer. Não há nada de inovador ou desafiante na narrativa, mas esse nunca foi o objectivo dos filmes da Marvel. Os filmes da Marvel usam histórias sólidas e directas como fundação para mostrarem os heróis, e neste filme é exactamente isso que acontece.

A história progride de forma lógica e inexorável (previsível?) para o seu fim passando por todos os picos e vales normais e esperados da narrativa e não há eventos forçados, as coisas que acontecem fazem sentido.
O conflito é muito interessante, criando esse ímpeto que obriga a história a estar sempre a avançar. Senti-me muito na pele das personagens, sempre a lutar contra o relógio, sempre um passo atrás do problema, sempre a resolver as coisas quase no último momento.
Apesar dessa sensação de urgência, o filme nunca se torna cansativo, e é essa uma das forças do Whedon. Dentro de todo o filme, em variadíssimos momentos, há situações de escape onde essa tensão acumulada pode escapar um bocadinho para não ficarmos cansados com o filme.
Acreditem em mim que num filme onde acontece TANTA coisa, isso é algo extremamente difícil de conseguir.


As personagens são outro forte do filme.
Obviamente que temos as mesmas personagens centrais do costume (o Capitão América, o Homem de Ferro, o Thor, o Hulk, a Viúva Negra e o Hawkeye), que já estamos fartos de conhecer dos seus outros filmes individuais. Há personagens novas mas não posso falar delas porque spoilers.
Mas apesar disso com este filme fiquei a sentir que passei a conhecer estas personagens muito melhor do que antes. De forma paradoxal com o que disse antes, este filme tem momentos de calma e tranquilidade onde as personagens são exploradas sem pressa, e as suas inter-relações são aprofundadas de uma forma que ainda não tinha sido feita antes.
Os diálogos são muito cómicos, mesmo em momentos onde não o esperaríamos, e isso mais uma vez contribui para o ritmo da história, tornando-a mais fácil de apreciar, sem estarmos constantemente a ser assaltados por mais e mais acção. Mais uma coisa que podemos atribuir ao Whedon.



O Ultron.
O Ultron é tão bom! Definitivamente um dos melhores vilões do MCU até agora e, na minha opinião, só fica atrás do Loki (que, não por acaso, é o vilão principal do primeiro Avengers).
Como personagem tem uma génese extremamente interessante, tem motivações fortes e que fazem sentido, até tem um conflito interno (mais ou menos), e é muito divertido vê-lo a dar luta aos Avengers.
O James Spader faz uma interpretação brilhante da personagem. A voz é a ideal para a personagem e a interpretação vocal não podia ser melhor. É mesmo um dos pontos fortes do filme.
A animação da personagem também é brilhante, sendo que foi usada tecnologia de motion capture para captar a interpretação do James Spader. É impressionante a quantidade de expressão facial que acontece naquele robot.


Visualmente o filme é fantástico. O CGI é muito bom, e os cenários e localizações são visualmente interessantes e agradáveis ao olho. É um filme com uma paleta de cores mais limitada do que o primeiro Avengers, e por vezes quase que parece que existe demasiado contraste, mas isso são picuinhices de quem adorou o festival de cores que foi o Guardiões da Galáxia.

O filme sofre um pouco do síndrome do filme-do-meio. É claramente um filme de transição, que serve de ponte entre o início e o fim da story-line, e é difícil de o interpretar sem ser no contexto de todos os outros filmes do MCU que já saíram e ainda estão para sair.
É um pouco como o As Duas Torres do Senhor dos Anéis. O filme pega em pontas deixadas por filmes anteriores e deixa pontas soltas para filmes que venham a seguir.

O filme não é menos bom por causa disso. A produção podia simplesmente ter aproveitado a legião de fâs que já ganharam até agora, ter feito um filme preguiçoso e depois recuperar com tudo o que já têm preparado, mas não foi isso que aconteceu.
O filme está extremamente bem conseguido, é muito divertido e de certeza que vai deixar qualquer fã mais do que satisfeito.

Portanto vão ver o filme, é mesmo muito bom, e depois de já toda a gente o ter visto e já não me poderem acusar de fazer spoilers, então posso escrever uma análise!


Ps: o zinger (aquela cena que aparece depois dos créditos) é AWESOME!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário