Pataniscas Satânicas

Pataniscas Satânicas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

O Futuro é Biónico

"We do what we must, because we can"

É o centro da nossa progressão científica. Fazemos as coisas porque estão ao nosso alcance, porque podemos. O que quer que seja possível vai necessariamente acontecer.

É uma espécie de corolário da lei de Murphy, ou a lei de Murphy é um corolário desta, não sei, não interessa, adiante.

Case in point.

De certeza que não começou aqui, mas é um ponto tão bom como qualquer um para ilustrar o que quero dizer:


É uma prótese vitoriana. Tem 150 anos. Alguém que não tinha um braço arranjou um braço artificial, mecânico. Transformou-se numa junção de homem e máquina. Porque era possível.

A tecnologia das próteses avançou muito desde então...



A versatilidade e fluidez destes movimentos é espantosa. O futuro é isto.

O futuro também é Olimpíadas só para pessoas com próteses biónicas.


Obviamente que tinham de ser Olimpíadas separadas, seria injusto pôr pessoas amputadas a competirem contra pessoas sãs. Porque as pessoas sãs estão em desvantagem. A discussão já existe sobre se os atletas com próteses têm uma vantagem injusta sobre os atletas sãos, mas é uma discussão que não vai durar muito tempo. Em pouco tempo a tecnologia vai determinar uma vantagem clara.

Desde há anos que os recordes estabelecidos nas Olimpíadas são feitos por margens cada vez menores. O que faz sentido. Há limites para o que o corpo humano, estruturalmente, consegue atingir. Mas recorrendo a próteses, subitamente há todo um novo campo de recordes que podem ser batidos! Por pessoas que são ciborgues!

E o que é que vai acontecer nestas Olimpíadas? As empresas de biotecnologia vão poder mostrar os seus protótipos mais avançados, vão competir entre si para terem melhores resultados, provavelmente recorrendo a modelos mais potentes e radicais.

Entretanto os japoneses querem Olimpíadas só para robots.

Isto significa que num futuro próximo, provavelmente ainda durante as nossas vidas, veremos Olimpíadas nas quais robots competem contra ciborgues!

ISSO eu via na televisão!

Sem comentários:

Enviar um comentário